top of page
  • Foto do escritorLidiane Prado

Consultoras de amamentação? Quem são, afinal de contas?

Atualizado: 7 de mai. de 2021


Muitas mamães de primeira viagem acabam ouvindo falar, seja ainda no pré-natal ou logo após o nascimento do bebê, nas chamadas "consultoras de amamentação". Mas quem são e como elas podem te ajudar a ter mais segurança, conforto e qualidade de vida?


A informação mais importante que qualquer mulher precisa ter: As consultoras de amamentação são profissionais especializadas, normalmente da área da saúde (enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, etc).

Da mesma forma que o projeto de um imóvel precisa de um engenheiro para manter-se em pé e um processo judicial de qualidade só pode ser preparado por um advogado, as consultoras de amamentação tem conhecimento científico apropriado sobre o manejo e as possíveis intercorrências do aleitamento materno. Uma boa profissional dessa área passa por cursos, especializações e treinamentos que vão desde artigos acadêmicos ate o manejo de situações práticas, da vida real. Todo esse conhecimento é transmitido para as mães e suas famílias de acordo com cada caso, fazendo da consultoria de amamentação um procedimento muito semelhante a uma consulta médica com qualquer outro especialista.

Por isso, o passo seguinte de uma consultoria é exatamente a instrução. É o momento em que a consultora de amamentação vai intervir para sanar o problema detectado, mostrando didaticamente para a mãe de que forma ela precisa se comportar com o seu filho(a) para que o problema vá embora. Às vezes, alguns ajustes simples no posicionamento da criança ou da mãe são suficientes para o fim dos sintomas desagradáveis. Em outros casos, é preciso induzir o bebê com manobras específicas para atingir a sucção mais adequada. Existem ainda quadros nos quais cuidados específicos com as mamas são indispensáveis, e podem incluir até mesmo a ordenha manual do excesso de leite. Todas essas questões são abordadas pela consultora quando e se necessário, dando tranquilidade e segurança para a mãe não apenas durante a consulta como também em todas as mamadas a partir dali. É uma intervenção definitiva, a longo prazo.


Importante registrar que nem todos os diagnósticos podem ser abordados imediatamente pelas consultoras de amamentação. Se a profissional detectar uma mastite (inflamação nas mamas) ou problemas motores na língua da criança (o chamado "frênulo lingual"), é também de sua responsabilidade encaminhar o caso a um outro profissional que tenha competência para lidar adequadamente com a situação.


As consultoras de amamentação necessariamente precisam estar atualizadas sobre as mais avançadas técnicas de manejo e intervenção. Artigos, cursos e especializações são uma rotina constante das melhores profissionais, assim como em qualquer outra profissão.


Acima de tudo, é bom lembrar, essas profissionais são o elo de contato mais próximo entre o problema que impede a amamentação e a respectiva solução. São elas que estão ali no momento da dor para ouvir angústias, sentimentos, expectativas e desejos da mãe.

É um trabalho de empatia, sensibilidade e conexão com a mulher, por isso a importância de se procurar boas profissionais na área. E se você quiser, a Hera possui o corpo de profissionais mais treinado, experiente e preparado para te dar toda a orientação que você precisa. Acesse nossos serviços e entre em contato, se precisar. Teremos a maior satisfação em te atender!


AGENDE AGORA

Hera - Amamentação Descomplicada.



108 visualizações0 comentário
bottom of page